segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Roma - Antiguidade Greco Romana

A arte romana não é só a arte dos imperadores, senadores e patrícios, mas também de todos os habitantes do vasto império. Os monumentos romanos foram realizados mais para homenagear os mecenas, do que para expressar a sensibilidade artística de seus criadores. Uma característica da arquitetura veio da arte etrusca, por meio do uso do arco e da abóboda nas construções. Essas estruturas diminuíram a utilização das colunas gregas e aumentaram os espaços internos. Antes, se as colunas não fossem usadas, os peso do teto poderia causar tensões nas estruturas, o arco ampliou o vão entre uma e outra, e a tensão do Centro do teto era o resultado de uma metodologia que precisava ter um embasamento pra conseguir alcançar uma estética agradável de acordo com o tema. Transformou ideias em formas, que viabilizou o bem estar social e cultural.

 

Românico – o termo é uma referência as influências que as construções sofreram na cultura do império romano. Surgiu então, uma arquitetura abobadada: de paredes sólidas e colunas terminadas em capitéis cúbicos. Os castelos seguiram um estilo voltado para a defesa, assim como as igrejas que também passavam uma ideia de construções pesadas. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas, a 1° para barrar a entrada das “forças do mal”, e o 2° para proteger as pessoas dos ataques inimigos durante a guerra. As esculturas estão diretamente associadas à arquitetura; as estátuas-colunas desenvolve-se nos relevos de pórticos e arcadas.

Comércio e civismo: destinado a operações comerciais e a atos judiciários, a Basílica servia para reuniões da bolsa, tribunal e leituras de editos. Mais tarde, já com o cristianismo, passou a designar uma igreja com privilégios. A basílica apresenta uma característica inconfundível: planta retangular dividida em várias colunatas. Exemplo: a Basílica Júlia, iniciada no governo Júlio Cesar.

As Termas eram constituídas de ginásio, piscina, pórticos e jardins. Eram o Centro Social de Roma, as mais famosas são as Termas de Caracala que, além da casa de banho, eram centro de reuniões sociais e esportes. Circo: afeito aos divertimentos, dos jogos praticados: circenses – corridas de carros; ginásio – o pugilato; jogos de Tróia – torneio a cavalo; jogos de escravo – executados por cavaleiros conduzidos por escravos; Dos circos romanos, o mais célebre é o Circo Maximus. Teatro: imitado do grego, o principal é o Marcelo. Cenários versáteis giratórios e retiráveis. Anfiteatro – apreciavam as lutas dos gladiadores, espetáculo que podia ser apreciado de qualquer ângulo. Essa palavra, significa teatro de um e do outro lado. O Coliseu, é certamente o mais belo anfiteatro romano.

Característica da arquitetura romana: busca do útil imediato, senso do realismo, grandeza material, realce da ideia de força, energia e sentimento, predomínio do caráter sobre a beleza. Urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, casa de banho. Religião, comércio e civismo, higiene, divertimentos, monumentos decorativos e moradia.  

 

Externamente, o edifício era ornamentado por esculturas que ficavam dentro dos arcos e por 3 andares com as ordens das colunas gregas de baixo para cima: Dórico, Jônica e Coríntia. Eram meias colunas, ficavam presas a estrutura das escadas, não tinham função de sustentar a construção, apenas aumentar. Mais delgado e não se firmava direto sobre o estilóbata, e sim sobre uma base decorada. O Capitel era constituído por duas espirais unidas por duas curvas, já o estilo Dórico – era simples, maciço e traduzia a forma do homem. O fuste da coluna era monolítico e grosso, e o capitel era uma almofada de pedra. É a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, esse estilo demostra a ideia de solidez e imponência.

Camafeus - em Roma a silhueta do rosto em perfil representava

marca pessoal, uma assinatura do cidadão. 

pt.wikipedia.org/wiki/Camafeu


detalhe - coluna de Trajano 
                                                             detalhe - coluna de Trajano 

Coluna de Trajano - é triunfal e a mais famosa, com friso espiral que possui a narrativa histórica dos feitos do imperador Marco Nerva Úlpio Trajano.

detalhe - coluna de Trajano

                                        

estrada de Pompéia

O Arco do Triunfo é um monumental que homenageia os imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso é o Arco de Tito, todo em mármore, construído  no Fórum Romano para comemorar a tomada de Jerusalém.

Arco de Tito
 
Arco de Tito 

Antiguidade Greco Romana


Linha do tempo - mundo grego




Roma












































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.